As ações do Projeto visam apoiar no fortalecimento da Associação na governança do Território e na interlocução com o poder público e parceiros, por meio do desenvolvimento de capacidades, com oficinas de associativismo, revisão estatutária, prestação de contas, empreendedorismo, redação oficial e “media training”. Com isso, busca-se a qualificação da sua diretoria na gestão institucional, em ações integradas desenvolvidas em seu território. Além disso, serão formados 15 agentes ambientais comunitários, entre homens e mulheres das comunidades envolvidas no projetos, onde serão habilitados em educação ambiental, legislação ambiental, sistemas agroflorestais, primeiros socorros, combate a incêndio e geotecnologias aplicadas ao monitoramento e vigilância territorial. Por conseguinte, almeja-se frear as pressões da Unidade de Conservação e, por sua vez, os limites da Terra Indígena Zoé, apoiando os profissionais do poder público da Base Jaramacaru e, também, subsidiando a Associação no mapeamento de seus castanhais, plantio de cumaru, copaíba, andiroba e plantio de cipó, promovendo a melhor gestão desses recursos para comercialização e geração de renda.
Apoiar no fortalecimento institucional da Associação dos Moradores da Comunidade do Jaramacaru e Reghião - ACAJE, visando melhorar a capacidade de interlocução dos comunitários junto aos poderes públicos e aos parceiros. Desta forma, exercendo seus direitos e deveres nas unidades de conservação, desenvolvendo capacidades para melhorar a governança da associação junto ao território e, também, na formação básica de agentes ambientais comunitários. Sendo assim, apoiando na gestão, proteção territorial e recursos da sociobiodiversidade, em diálogo e suporte aos parceiros: Polícia Militar e Idelflor-Bio, contribuindo na formação de agentes ambientais comunitários no combate aos ilícitos ambientais, georreferenciando informações de seus limites territoriais e utilizando o conhecimento das ferramentas adquiridas, através das capacitações em gestão institucional (revisão estatutária, prestação de contas e empreendedorismo).
Extrativistas e indígenas, moradores da Comunidade Santo; Comunidade KM e Comunidade Jamaracaru
134
1- Georreferenciamento das áreas produtivas. 2- Fortalecimento institucional.
Gerência Regional Calha Norte III - IdelflorBio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará). Polícia Militar Ambiental do estado do Pará. Prefeitura Municipal de Óbidos / Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) PREVFOGO - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Prefeitura Municipal de Oriximiná / Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)
Sin contenido
Sin contenido
18/04/2022 a 18/10/2023