A Associação das Mulheres AMA II está localizada no Projeto de Assentamento (PA) Areia, que foi criado em 1998. O assentamento, vizinho da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, compõe um importante espaço de biorreprodução da fauna e flora amazônica. No entanto, está na rota de escoamento de um dos maiores esquemas de extração ilegal de madeira da Amazônia. Desde 2010, a AMA II diagnosticou, por parte das famílias residentes no PA Areia, uma dependência dos madeireiros por não possuírem terras e meios alternativos para desenvolver atividades produtivas sustentáveis. Essas famílias acabam sendo obrigadas a participar do trabalho ilegal, gerando enormes prejuízos sociais (trabalhos análogos à escravidão, violações trabalhistas, violências) e, também, ambientais, como nos mostra o aumento de 21% do desmatamento no território amazônico, no ano de 2021.
Objetivo Principal: fortalecer a AMA II em sua gestão e defesa territorial, através do acesso à informação e da geração de renda sustentável de suas associadas. Demais objetivos: 1- Capacitação em direitos humanos e ambientais. 2- Protocolo de Segurança do AMA II. 3- Estruturação da cadeia produtiva de andiroba e copaíba. 4- Articulação em rede (Intercâmbio Belém). 5- Manual de boas práticas. 6- Planejamento estratégico comercial.
1- Mulheres Agricultoras. 2- Coletores extrativistas (Andiroba). 3- Coletoras extrativistas (Copaíba).
150
1- Curso de Direitos Humanos e Protocolo de Segurança. 2- Diagnóstico e Inventário Florestal (mapeamento de campo). 3- Fortalecimento da Cadeia Produtiva Agroextrativista (intercâmbio belém). 4- Fortalecimento Institucional.
1- Instituto Maíra. 2- Coalizão para os Direitos Humanos em Desenvolvimentos.
Sin contenido
Sin contenido
12 meses (a definir data de início)