Error cargar lenguaje - /home/ubuntu/migrationpric/pric/lang/1/config_names_lang.php


Error cargar lenguaje - /home/ubuntu/migrationpric/pric/lang/1/template_frontend_lang.php


E_NOTICE Undefined index: version, /home/ubuntu/migrationpric/pric/application/View.php, line 637
Ficha de Experiencia
EL PRIC

Associativismo em Ação

Instituto de Pesquisas Ecológicas

Archivos:


Datos de la persona de contacto:




Fichas de interés en la iniciativa


Descripción de la experiencia


A ASSOCIAÇÃO DOS SERINGUEIROS DO VALE DO GUAPORÉ – AGUAPÉ, fundada em 5 de março de 1992, vem, desde então, atuando de forma direta em várias cadeias produtivas, sendo as principais desenvolvidas dentro das Resexs do Rio Cautário (Federal e Estadual): Castanha do Brasil, Borracha Natural, Farinha de Mandioca, Açaí, Copaíba e Sangue de Dragão. No entanto, também possuem produtos produzidos através da agricultura familiar, tais como: banana, urucum e outros. Esta atuação ocorre através do fornecimento de assistência técnica, apoio no escoamento de produção e através da busca por parcerias. A AGUAPÉ teve a oportunidade de execução de alguns projetos, sendo relevante tratar aqui sobre o Projeto ECOFORTE – Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica, tendo como apoiadores o Fundo Amazônia, a Fundação Banco do Brasil e o BNDES, como também, outros parceiros: ICMBio, SEDAM e Pacto das Águas. O objetivo central do projeto foi promover o fortalecimento e a ampliação do trabalho praticado com a cadeia produtiva da borracha natural, incentivando os seringueiros a retomarem suas atividades, com garantias de apoio nos insumos e na estruturação da sede da AGUAPÉ, para que fosse possível um melhor atendimento dos beneficiários. Além disso, proporcionar assistência técnica para acompanhamento e melhoramento contínuo da qualidade da produção, como também, a garantia de comercialização. Atualmente, a Aguapé tem sede própria, um caminhão, uma estrutura para armazenamento de produção e, uma estrutura (loja) que está em fase de acabamento, para ser vitrine dos produtos de dentro da Resex Cautário que serão expostos para comercialização. Todas as 3 estruturas são ligadas e estão construídas no mesmo local.

Objetivo de la experiencia


1- Fortalecer a AGUAPÉ, proporcionando apoio logístico e técnico para operacionalizar as cadeias produtivas. 2- Organizar reuniões / eventos / atividades específicas para a discussão de assuntos comunitários, fornecendo o espaço físico necessário para que isso ocorra. 3- Buscar meios para suprir as necessidades básicas demandadas de nossas atividades, para a continuidade de nosso trabalho com os Povos da FLORESTA: apoio para a manutenção e revisão de nossos veículos (caminhão com capacidade de 7 toneladas e moto honda bros NXR 160), para que possamos ir a campo; apoio para custear gastos básicos de nossa sede (água, luz, internet e outros); e, também, o apoio de uma assessoria contábil e administrativa. 4- Adquirir um veículo de pequeno porte para dar suporte aos comunitários e à instituição, transportando as pessoas e os produtos que serão comercializados na cidade (evitando-se muitos deslocamentos pois, atualmente, o transporte é feito de modo fracionado, em pequenas quantidades). 5- Estruturar junto aos produtores extrativistas a cadeia produtiva da borracha natural e da castanha-do-brasil, sendo as principais cadeias trabalhadas na Reserva Extrativista do Rio Cautário. 6- Buscar estratégias para manter o diálogo entre os órgãos competentes em relação à Resex do Rio Cautário, uma vez que estamos em busca de parcerias para apoiar o trabalho produtivo e manter os produtores extrativistas em suas atividades, evitando-se, por sua vez, o êxodo rural.

Beneficiarios de la experiencia


Mulheres, Jovens e Extrativistas.

Número de envolvidos


200

Cite as principais contribuições geradas para as pessoas envolvidas na experiência


1- Estruturação da Associação AGUAPÉ. 2- Melhora da qualidade do produto castanha-do-brasil e borracha natural / aumento de produção e preço. 3- Melhorar a qualidade de vida dos comunitários para realização de atividades extrativistas. 4- Atividades extrativistas sendo executadas com maior segurança. 5- Maior geração de renda em relação à comercialização de borracha natural e da castanha-do-brasil.

Existem ou existiram parcerias para o desenvolvimento dessa experiência? Se sim, cite os parceiros.


Parceiros indiretos: Kanindé - Associação de Defesa Etnoambiental; IEB; EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural; SEDAM - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental; ICMBIO - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Neste projeto, estas instituições não atuarão de forma direta e, sim, em parcerias relacionadas a outras atividades.

Foi desenvolvida alguma estratégia para a sustentabilidade financeira da experiência? Se sim, descreva.


Sin contenido

Quais os principais desafios enfrentados para implementação da experiência?


Sin contenido

Período de realização


18 meses (data de início a definir)