O Módulo CITES

Sobre el Módulo

O Módulo Temático da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das E-spécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção) da plataforma do Observatório Regional da Amazónia (ORA) tem como objectivo a gestão, integração e interoperabilidade de dados sobre a informação do comércio de espécies da CITES nos 8 Países Membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazónica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

A informação contida no Módulo Temático da CITES foi gerada principalmente a partir de dados dos sistemas nacionais de informação dos países membros da ACTO em colaboração com as suas respectivas instituições e autoridades oficiais, bem como, devido à relevância da informação, dados de fontes externas tais como o portal web do Global Biodiversity Infromation Facility (GBIF), a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES.org), o portal web da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), entre outros.

O Módulo Temático CITES integra a informação sobre a espécie (especializada no seu assunto), através de gráficos e conteúdo tabular e é apresentado num Painel, onde o utilizador pode aceder aos detalhes de cada conteúdo na secção determinada para cada um.

Este módulo apresenta informação relacionada com as seguintes operações da CITES:

Apresenta informação sobre as operações da CITES relacionadas com as actividades de comércio de espécies da CITES nos 8 países membros.

Apresenta informação sobre as operações da CITES relacionadas com o tráfico ilegal de espécies da CITES, gerada a partir da colaboração entre Especialistas da CITES e Peritos do Projecto Bioamazonia, Organizações Internacionais e Instituições oficiais dos 8 Países Membros.

Apresenta informação relacionada com os vários actores e entidades ligadas à cadeia de valor da CITES Species Trade, dos 8 países membros.

Apresenta informação relacionada com os vários serviços de valor acrescentado fornecidos pelo Módulo Temático da CITES.

Come2theweb