Relatório Técnico Desenvolvimento de um sistema electrónico de autorização CITES para o comércio internacional de flra e fauna selvagem na Guiana

Nov 21, 2022 | OTCA | ORA | Proyecto Bioamazônia | Guiana

A Organização do Tratado de Cooperação Amazónica (ACTO) tem o prazer de apresentar os resultados das consultas e estudos técnicos realizados no âmbito do seu Projecto Regional de Gestão, Monitorização e Controlo das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas pelo Comércio (Projecto Bioamazon), no formato das publicações do Observatório Regional da Amazónia (ARO).

Neste Relatório Técnico “Development of an electronic CITES permitting system for the international trade of wild flora and fauna in Guyana”, desenvolvido para a Comissão de Conservação e Gestão da Fauna e Flora Selvagens da Guiana (GWCMC), será possível descobrir como foi criada uma solução digital end-to-end para gerir os processos em torno da Importação/Exportação de espécies ameaçadas, incluindo as protegidas ao abrigo da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).

Como parte do novo sistema CITES, desenvolvido com a ajuda da consultoria da cBrain, foi criada uma integração para permitir ao Observatório Regional da Amazónia (ARO) receber dados relevantes da base de dados para apoiar a comunicação constante em torno do tipo de espécies, quantidade, apêndice n o ., etc. exportadas, permitindo uma monitorização nacional mais precisa do comércio de espécies ameaçadas de extinção na Guiana e em toda a Região Amazónica.

O projecto caracterizou-se por uma sinergia construtiva e positiva entre o GWCMC e o cBrain, onde se tornou evidente que numerosos benefícios poderiam ser alcançados através da transformação do actual processo CITES da Guiana com o uso de novas ferramentas digitais. Estas ferramentas foram fornecidas utilizando a plataforma 100% padrão F2, que foi confiada e adaptada para corresponder às exigências locais do país.

Como resultado deste projecto, que durou nove meses (Agosto 2021 – Abril 2022), o GWCMC beneficia agora de um novo sistema de softare CITES, que melhorará a produtividade, transparência e visibilidade das quotas de espécies, e os resultados de conservação.

Finalmente, esperamos que a contribuição deste Relatório Técnico para a gestão do conhecimento inspire outras instituições e países a melhorar as suas práticas na implementação da Convenção CITES sobre a Região Amazónica.

Pode descarregar o relatório completo em inglês clicando aqui

Come2theweb