A saúde indígena nas fronteiras

ESTUDOS E PLANOS DE CONTINGÊNCIA REALIZADOS EM 2022

Observatório da Região Amazônica apresenta um recorte da situação da saúde indígena em regiões fronteiriças e entre povos isolados e em contato recente, a partir do trabalho de levantamento de informações  realizado por vários consultores da OTCA, finalizado no primeiro semestre de 2022. Os documentos reúnem informações inéditas sobre os territórios indígenas localizados em regiões fronteiriças entre os países que participam da instituição. Foram realizadas investigações e levantamento dos dados disponíveis sobre as condições da saúde indígena em seis territórios, escolhidos por estarem expostos a condições complexas no que se refere ao atendimento médico e, também, a diferentes tipos de ameaças e condições de acesso, em especial, povos isolados ou de contato recente, atingidos, também pela pandemia da COVID-19.

Apresentação do projeto

Carlos Macedo, coordenador de desenvolvimento do Módulo Povos Indígenas, explica as intenções do projeto realizado no ano passado e porque foram escolhidas essas regiões:

Depoimento capturado por videoconferência realizada em 14-07-2022

MAPA INTERATIVO

Observe no mapa interativo do Módulo Povos Indígenas, onde se localizam os territórios indígenas na região amazônica e observe as regiões fronteiriças estudadas pelos consultores da OTCA:

MAPA INTERATIVO

Observe no mapa interativo do Módulo Povos Indígenas, onde se localizam os territórios indígenas na região amazônica e observe as regiões fronteiriças estudadas pelos consultores da OTCA:

Vale do Javari
Brasil – Peru

SAÚDE NOS TERRITORIOS FRONTEIRIÇOS

O Vale do Javari é território dos povos Kanamari, Korubo, Kulina Pano, Marubo, Matis, Matsés (também conhecidos como Mayoruna, ou Mayuruna), Tyohom Dyapá, Yagua e da maior concentração conhecida de registros da presença de povos indígenas isolados no mundo. Saiba mais.

Madre de Dios
Brasil – Peru

Em Madre de Dios encontram-se pelo menos 12 povos indígenas, distribuidos em Terras Indígenas e Comunidades nativas, respectivamente: Asheninka, Ashaninka, Manchiguenga, Yine/Manchineri, Jaminawa/yaminahua, Kaxinahua, Amahuaca, Sharanahua. Madija, Harakbut, Tacana y Ese Eja. Aloja, ainda, grupos isolados como Chitoanhua, Mastanahua, Mashco Piro y Machiguenga, entre otros cuya pertenencia étnica no ha sido identificada. Saiba mais.

Napo
Equador – Peru

Do lado do Equador, estão os povos Kichwa, Sapara y Waorani. Entre os Waorani há povos de contatos mais antigos e 3 populações em situação de isolamento voluntário, os Tagaeri, Taromenane e provavelmente mais um povo identificado como Dugakaeri. No Peru, encontram-se também populações Kichwa, Secoya y Arabela (Zapara), estes em contato recente e grupos que se movimentam entre as fronteiras. Saiba mais.

Madidi
Bolívia – Peru

Na Bolívia estima-se que 48% da população tenha origem indígena, tendo sido reconhecidos 36 povos indígenas, com 10 em situação de isolamento ou em contato inicial, entre estes, Araona, Ayoreo, Chácobo, Ese Ejja, Mosetén, Pacahuara, T ́simane, Toromana. Os povos Yuqui y Yuracaré voltaram à situação de isolamento. No Peru, dos 55 agrupamentos indígenas, 51 são amazônicos. Saiba mais.

Brasil – Guiana – Suriname

A região é povoada pelas populações Tiriyó, Katxuyana, Kahyana, Waiwai e Tunayana, falantes de línguas e dialetos da família Caribe; e o povo Zo’é, falante de língua da família Tupi. O critério principal para inclusão desses grupos é a inserção dos seus territórios na região da tríplice fronteira. O povo Zo’é ser considerado como de Recente Contato pelo Estado brasileiro e observa-se, também que a região possui referências não confirmadas de povos indígenas em situação de isolamento, ainda não identificados. Saiba mais.

Brasil – Colômbia – Peru

Conhecida como Trapézio Amazônico, a região é compreendida entre os municípios de Letícia, Puerto Nariño e Tarapaca. Representa quase 50% da Amazonia peruana e 4% da brasileira e uma parte do território do Peru. Abrigam etnias como Tikuna, Kokama, Kaixana, Kambeba, Knamari, Witoto e Maku- yuhup, Yagua, Cocama, Murui-Ultroto, Murui-Muinami, Ocaina, Resígaro, Kichwa, Miraña, Yucuna, Nonuya, Ocaina, Andoke, Karijona, Kawiyari, Muianane. No lado brasileiro são 28 terras indígenas e 7 etnias. Na Colômbia16 resguardos e no Peru, 11 famílias linguísticas e 29 etnias. Saiba mais.

ENTENDA MELHOR A SITUAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS AMAZÔNICOS

Clique nos ícones abaixo e obtenha informações gerais sobre cada um dos aspectos que caracterizam os povos indígenas amazônicos e como os elementos se relacionam com a sobrevivência dos povos originários.

Come2theweb