Aug 30, 2022 | PROJETO BIOAMAZÔNIA | ARTIGOS TÉCNICOS
O Boletim Bioamazonía n. 16 publica o artigo técnico Gestão de Dados de Biodiversidade para a Tomada de Decisões. Informação dos Centros de Documentação e Registo de Biodiversidade no Equador. Esta é uma contribuição do biólogo Miguel Angel Chinchero Lema, consultor do Projecto Bioamazonía.
Resumo
O Ministério do Ambiente, Água e Transição Ecológica do Equador está a levar a cabo iniciativas que procuram reforçar a tomada de decisões com base em dados de biodiversidade de vários actores nacionais. Na fase inicial, é feito um diagnóstico da informação detida pelos Centros de Documentação e Registo de Biodiversidade, uma categoria que inclui Herbários, Museus de História Natural e Bibliotecas Micológicas. Existem limitações institucionais, com poucas excepções, para a gestão de dados que afectam a qualidade dos dados; por outro lado, não é comum disponibilizar os dados a investigadores, académicos ou organizações relacionadas com a gestão da biodiversidade para que possam reutilizá-los na produção de novos conhecimentos biológicos que, sobretudo, reforçam a gestão do património natural do país.
Neste sentido, a Autoridade Nacional do Ambiente promove iniciativas que tornam os conjuntos de dados mais dinâmicos e estabelecem espaços para tornar mais visíveis os Centros de Documentação e Registo de Biodiversidade, permitir o intercâmbio de dados e criar sinergias para melhorar a qualidade da informação sobre biodiversidade.
Palavras-chave: dados sobre biodiversidade, herbário, museu, colecção de história natural, documentação sobre biodiversidade e centros de registo.
Leia o artigo completo disponível em inglês e espanhol
Fonte / Créditos: Notícias da OTCA em inglês e espanhol